|
Falando um pouco sobre o Cheque:
O Cheque ainda é o instrumento de pagamento mais utilizado no País. É o meio mais prático, ágil e seguro de concessão de crédito no mercado. Porém, como qualquer outro meio de pagamento, requer que sejam tomados alguns cuidados no momento de sua utilização/recebimento.
Verifique sempre se o cheque foi preenchido corretamente e devidamente datado e assinado.
Verifique se há sinais de rasuras, ou falhas de impressão. (nestes casos, peça outra forma de pagamento).
Peça ao emitente do cheque para apresentar a Carteira de Identidade ou Cartão do Banco (confira com os dados impressos no cheque)
Peça ao emitente do cheque, o número de um telefone fixo + celular e anote-os no canto superior do verso do cheque.
Faça sempre a Consulta de Cheque e do CPF com uma Empresa idônea e de sua confiança. Confira os dados recebidos da empresa com os dados fornecidos pelo emitente do cheque.
Seguindo estes procedimentos básicos, você terá maior segurança no recebimento de cheques e certamente minimizará riscos com inadimplentes e atuação de fraudadores.
Regularização de Pendência (cheque devolvido – alínea 12)
Procure e negocie com o Credor, o pagamento da dívida e o respectivo resgate do cheque que foi devolvido.
Providencie uma fotocópia do cheque e prepare uma carta (em duas vias), endereçado à sua agência bancária, solicitando a exclusão de seu CPF/Nome, do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos. (mencione número do CPF, banco, agência, conta-corrente, número do cheque, valor e data de emissão do mesmo).
Entregue pessoalmente ao Gerente de sua agência bancária, o cheque original junto com uma via da carta e peça ao mesmo, para protocolar a fotocópia do cheque junto com a outra via da carta.
Guarde a via da carta e a fotocópia do cheque com você, e aguarde a
devida regularização nos órgãos competentes (este prazo pode variar de 2 a 5 dias úteis).
|
|